Curso Básico Aula 1 - Aerodinâmica e Prática de Pilotagem I

Próximo

1. Aerodinâmica: Estudando as Forças do Ar

Aerodinâmica é o estudo das forças resultantes do movimento do ar ao redor de corpos sólidos. É verdade que nossas asas de nylon não são assim tão sólidas, mas os princípios são os mesmos, embora todo o conhecimento acumulado ao longo de um século de aviação convencional tenha que ser adaptado às peculiaridades de nossas asas “invertebradas”, bem mais recentes. Além da ausência de estrutura rígida, as outras principais características são a baixa velocidade e a estabilidade pendular, que ainda nos darão muito assunto.

Todo objeto imerso neste “mar de ar” que é a atmosfera sofre pressão e atrito das partículas de ar em contato com sua superfície. Quando o ar se desloca em torno do objeto, ou o objeto se desloca através do ar - o que dá no mesmo - dependendo do formato do objeto e da velocidade e posição em relação ao deslocamento, vários efeitos podem ocorrer, o mais interessante deles é o voo.

Mas para entender o que é voar, precisamos primeiro conhecer um pouco sobre as características do ar, o que será útil também em pilotagem e meteorologia.